23/03/10

Lund engarrafando!

Em pleno Dia de São Patrício (bom sinal, por sinal!), o pessoal que estava aqui no Biergarten pôde ir até a Lund para ver as primeiras garrafas da cervejaria. Passe vontade, por enquanto:

Vivi e as garrafas.

Olha que lindo!

Evandro mostrando tudo ao André, que é mestre-cervejeiro e já trabalhou em várias grandes cervejarias.

Imagine se Paulão e Vessecchi perdem as oportunidades de acompanhar de perto! ;)

Marcadores: Bebendo fora, Cerveja e seus afins, Degustação, Tour etílico



04/02/10

Mais um encontro pra fazer cerveja!

Domingo passado nos reunimos na casa do Marcelo pra fazer cerveja: o Daniel levou sua parafernália pra fazer uma Pale Ale e o Gustavo levou a sua, pra fazer a dubbel do Marcelo para o concurso da Eisenbahn.

Olha que delícia de domingo:



Turma animada, viu!? Teve feijoada do Vessecchi, farofa do Paulão, arroz carretero da Anna Rê, churrasco, salmão, pudim da D. Maria, doce de abóbora da Anna Rê, chope Índica, da Colorado e Pilsen e Munique, da Lund.

Ai, ai... Como é bom essas reuniões entre amigos cervejeiros! Como a gente come e bebe bem... Sem contar o tanto que se diverte! ;)

Marcadores: Bebendo fora, Boa companhia, Cerveja e seus afins, Cervejada



11/01/10

Todo mundo no Vila Dionísio!

Nos reunimos no Vila Dionísio na última quinta-feira para comemorar vários aniversários, o nascimento do Leo e nos despedir do Paulo, que está indo para os EUA, no fim do mês. É claro que é só o começo das comemorações, né!?

Olha que delícia:
Vivi (aniversário dia 13.01); Vessecchi (aniversário dia 12.01); Ricardo (vai casar dia 16); Gui (aniversário dia 10.01); Marcelo; Gabi; Paulo (aniversário dia 12.01 e despedida); Vinícius (pai da Nina e do Leleo); Anna Rê e Daniel. Poucos os motivos pra comemorar, né!?

Aí, encontramos com os queridos casais, que nos acompanharam na festa: Flávio e Marcela, Tati e Bechelli.

Não contentes, ainda esbarramos quase sem querer com Matheus Urenha e sua turma.

Adivinha se tudo não estava uma delícia? A companhia, é claro, sempre faz a diferença! Porque cerveja boa é o que não falta! ;)

Ah! Obrigada, Tati, por tirar as fotos e nos enviar! (Esqueci de levar a nossa!)

Marcadores: Bebendo fora, Cervejada, Stammtisch



17/11/09

Um amigo e tanto!

Marcelo, Tadeu e o sifão do Downtown Bar & Grill

A gente se sente lisonjeado e muito querido quando recebemos presentes como este: o Tadeu foi para Nova York e não esqueceu da gente! Ele trouxe na mala os souvenirs que pediu ao garçom do Downtown Bar & Grill, um pub com um monte de cervejas, especialmente pra gente.

Além do sifão, vieram também dois copos da "NY Craft Beer Week". Que vontade de estar por lá, viu!?

Tadeu, muito obrigada pelo carinho e pela amizade! ;)
E que você faça muitas viagens pra passar vontade na gente!

Marcadores: Bebendo fora, Boa companhia



26/10/09

Direto do Flickr oficial da Oktoberfest!

Philip, Osmar e Paulo.

O pessoal da AcervA Paulista encontrou a foto destes meninos no Flickr e mandou pra lista!

Hahahahaha! Não dava pra deixar de publicar esses alemães tão fofos... ;)

Marcadores: Bebendo fora, Degustação, Tour etílico



24/09/09

A busca por boas cervejas em Paris

Ter uma loja de cervejas às vezes é uma tortura. Ter amigos que gostam de te torturar e de te dizer que lembram de você, mesmo quando estão longe, é que faz tudo valer a pena mesmo assim! Pois bem... Anna e Daniel estão na Europa há exatas duas semanas e ficam passando vontade na gente, contando todas as coisas boas que andam encontrando por lá. Inclusive, tomaram cerveja em um café, como mostra a cerveja acima. Que tortura deliciosa essa! ;)

Vejamos
o email do casal jornalista, recebido ontem:

"Demoramos um pouco para dar notícias mas, inspirados neste momento por uma Deus e por duas St. Bernardus (Prior 6 e 8), vamos contar nossas experiências cervejeiras na França.
Começamos pela França onde destacamos dois points para quem quer comprar e conhecer cervejas. A primeira, numa daquelas coincidências que só quem gosta de cerveja acredita, ficava exatamente ao lado do nosso hotel: A Bootlegger (82, rue de l'Ouest - fotos acima e abaixo) que fica um quarteirão e meio da estação Pernety. A loja (cave à bieres) vende de cervejas belgas e com algumas poucas coisas francesas, alemãs, belgas, tchecas. Uma loja tradicional com bons preços, pelo que pudemos constatar mais pra frente.

O casal chamou a loja de "Biergarten de Paris", fazendo uma alusão à nossa "lujinha"!

As cervejas que Ana e Daniel compraram no supermercado Dia. A Blanche de Quenast é marca própria!

Mas como estávamos com passagem comprada para Bruxelas, as aquisições ali foram apenas para consumo no quarto do hotel. Entre um museu e um "bar à bieres" e outro, fomos procurar as cervejas francesas. Encontramos dezenas delas na Terres de Bières, uma loja no Marche St. Quaint, um mercado público cerca de duas quadras da Gare de l'Est.

A vizinhança não é muito bonita para quem está acostumado com a bela Paris, mas a simpatia do proprietário Jean Pierre, a excentricidade do mercado e a quantidade de cervejas francesas, além das tradicionais Saisons valem o passeio.
Como lá é apenas uma loja, tivemos que comprar uma La Blond D'Esqualbecq gelada e beber no gargalo do lado de fora da loja, porém dentro do mercado.

A experiência singular prejudicou o aroma, é verdade. Mas pudemos notar o excelente sabor da Ale, agradavelmente cítrico e lupulado. Os 750 ml com 6,5% de álcool foram suficientes para encerrarmos a fatura em apenas uma tacada. Antes, é claro, compramos um segundo estilo da D'Esqualbecq que, caso sobreviva à viagem de volta, vamos degustar com o Conselho de Segunda.
Estamos aqui na Bélgica, já com algumas aquisições de lúpulos e fermentos e outros equipamentos afins, mas estes ficam para um próximo e-mail."

Ai, que sede de "maiores informações"!

Marcadores: Bebendo fora, Cervejas Belgas, Cervejas Francesas, Tour etílico



21/09/09

Olha quem voltou!

Nils, Gabi e Kika — e novas cervejas: Corsendonk Pater 750ml e Achel Brune Extra, 750ml!

Depois de mais de um mês na Alemanha e muitos passeios pela Europa, com as queridas Carol, Thaís e seus respectivos, a Kika e o Nils voltaram! E ainda trouxeram cervejas na mala pra gente!

Ainda não deu pra matar a saudade, viu!?
Mas deu inveja do tanto de cerveja que essa turma tomou! O Nils disse que as fotos estão todas iguais: Carol e Kika sempre com um copo na mão! Não vejo a hora de publicar todas as histórias dessas duas! ;)

Marcadores: Bebendo fora, Boa companhia, Cervejas Belgas



19/09/09

Começou hoje a Oktoberfest!

Em Munique, foi aberta hoje a festa de 2009.

Prefeito de Munique, Christian Ude, brinda primeiro barril de cerveja durante a abertura da 176ª Oktoberfest. (Foto: Pawel Kopczynski/Reuters)


Oktoberfest Hit 2009 "I am from Bavaria"



A festa remonta ao casamento, em 1810, do príncipe herdeiro Ludwig, mais tarde rei Ludwig 1º, com a princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen. Veja o site da prefeitura de Munique

Marcadores: Bebendo fora, Cervejada, Cervejas Alemãs



27/08/09

O Bechelli voltou!

Depois de 20 dias em Londres, o Bechelli voltou pra nos contar as novidades do continente europeu. E melhor: trouxe as tais das toalhinhas tão típicas nos pubs. Lá, assim que o barman tira o chope, ele coloca o copo em cima dessa toalha, para enxugar o fundo.


Portanto, agora no Biergarten temos 15 toalhinhas de diferentes cervejas, como esta aí de cima, a venda — R$ 35,00, cada. Interessados, entrem em contato ou façam-nos uma visita!


E, além disso, como se não bastasse, Bechelli ainda nos trouxe o copo oficial do Great British Beer Festival, que aconteceu em Londres, enquanto eles estavam lá.


Então, logo tem mais: ele e a Tati estão nos devendo as fotos das tantas diferentes cervejas que tomaram pra gente publicar aqui (já tivemos uma prévia: de babar!) e morrer de vontade!

Marcadores: Bebendo fora, Boa companhia, Na prateleira



22/08/09

World Beer Awards 2009


Resultado da premiação do último WBA 2009

Veja o editorial da revista, a respeito da premiação:


"Depois de cinco meses e três rounds de degustações, foi realizado o terceiro World Beer Awards. Os resultados estão abaixo para o seu uso e diversão. E você vai concordar que houve uma grande leva de novas cervejas esse ano, vindas de todos os cantos do globo.

O mais interessante é a natureza mutável da cerveja. É impossível fixar uma classificação — seria como tentar colocar uma linguagem numa caixa ou preencher um formulário do governo. Seria como se pudéssemos espremer a cerveja em escassos parâmetros, mas sempre haverá alguns indivíduos que não vão encaixar.

Alguns estilos são facilmente definidos: todos nós reconhecemos as barley wines ou as IPAs, por exemplo, enquanto algumas cervejas se chamam simplesmente de "pale ales" e nada mais. Não é tão simples de dizer que uma cerveja de 5,4% ABV é 'normal', mas uma cerveja de 5,5% é 'forte'. Isso depende inteiramente da preferência pessoal, o sabor, o país de origem, ou outros exemplos no estilo.

Isso pode ser incrivelmente frustrante quando você está tentando criar uma estrutura simples para algo como o World Beer Awards. É como tentar segurar a fumaça em uma rede. Mas, ao mesmo tempo, é o que faz a cerveja tão maravilhosa. Outras bebidas são mais inflexíveis nas suas definições - vinho ou uísque, por exemplo -, mas a cerveja é uma coisa viva, em constante mutação, com um milhão de diferentes combinações de ingredientes e processos.

Então, sem cartas, por favor, sobre leveduras ale sendo usadas na fermentação a frio, ou sobre o porquê desta standard pale ale ser mais forte do que esta strong pale ale. Por favor deixe-nos ter um pouco de inconsistências. Em última análise, o que estamos tentando fazer é extrair as melhores cervejas do mundo, e cada uma das cervejas abaixo merece este reconhecimento.

Então, pegue um copo e se junte a nós na celebração à cerveja, em toda sua maravilhosa e infinitamente frustrante variedade.
"

As cervejas marcadas pelo o ícone: , você encontrar aqui no Empório Biergarten.

WORLD’S BEST PALE ALE

  • ROGUE DRY HOPPED RED (5.3%)

WORLD’S BEST DARK ALE

  • ROBINSON’S OLD TOM (8.5%)

WORLD’S BEST ALE

  • ROBINSON’S OLD TOM (8.5%)

WORLD’S BEST STANDARD DARK ALE

  • HARVEY’S OLD ALE (3.6%)

WORLD’S BEST STRONG DARK ALE

  • ROBINSON’S OLD TOM (8.5%)

WORLD’S BEST STRONG PALE ALE

  • SWAN LAKE AMBER SWAN ALE (5%)

WORLD’S BEST STANDARD PALE ALE

  • ROGUE DRY HOPPED RED (5.3%)

STANDARD PALE ALE

WORLD’S BEST BITTER
- Redoak Bitter (3.5%)

WORLD’S BEST BEST BITTER
- Fuller’s London Pride (4.7%)

HIGHLY COMMENDED
- Meantime London Pale Ale (4.3%)
- Sharp’s Single Brew Reserve (4.5%)
- Hook Norton Old Hooky (4.6%)
- Wye Valley Butty Bach (4.5%)

WORLD’S BEST PREMIUM BITTER

- Black Sheep Yorkshire Square Ale (5%)

HIGHLY COMMENDED

- Rogue Juniper Pale Ale (5.2%)
- Deschutes Mirror Pond (5%)
- St Austell Admiral’s Ale (5%)

WORLD’S BEST GOLDEN ALE

- Oxfordshire Pride of Oxford (5%)

HIGHLY COMMENDED
- Fyne Ales Avalanche (4.5%)
- Purity UBU (4.5%)
- Hook Norton Hooky Gold (4.2%)

WORLD’S BEST RED ALE

- Rogue Dry Hopped Red (5.3%)

HIGHLY COMMENDED

- Cerveceria Mexicana Red Pig (5%)
- Sam Adams Irish Red (5.5%)

WORLD’S BEST RYE ALE
- Innis & Gun Canadian Cask (7.1%)

WORLD’S BEST SAISON

- Brasserie St Feullion Saison (6.5%)

STRONG PALE ALE

WORLD’S BEST AMBER ALE
- Swan Lake Ale Amber Swan (5%)

HIGHLY COMMENDED
- Deschutes Cinder Cone Red (5.4%)
- Brasserie du Bocq Gauloise Amber (5.5%)

WORLD’S BEST ABBEY ALE (PALE)

- Sharp’s 3 (9%)

HIGHLY COMMENDED

- Brasserie St Feuillien Triple (8.5%)
- Oud Beersel Bersalis (9.5%)

WORLD’S BEST BIERE DE GARDE

- Brasserie de Brunehaut S.A. Monst
- St Aubert (8%)

WORLD’S BEST BLONDE

- Malheur 10 (10%)

HIGHLY COMMENDED

- De Haalve Man Brugs Zet Blonde (6%)

WORLD’S BEST HARVEST ALE

- Thornbridge Halcyon (7.7%)

WORLD’S BEST IPA

- Red Oak IPA (6.5%)

HIGHLY COMMENDED

- Deschutes Inversion IPA (6.8%)

WORLD’S BEST IMPERIAL IPA
- Rogue I2PA (9.5%)

HIGHLY COMMENDED

- Deschutes Hop Henge (7%)

WORLD’S BEST SPECIAL PALE ALE

- Fuller’s 1845 (6.3%)


HIGHLY COMMENDED

- Adnams Innovation (6.7%)
- Delirium Tremens (8.5%)
- Dorothy Goodbody’s Country Ale (6%)

WORLD’S BEST VINTAGE ALE

- Greene King Abbot Reserve (6.5%)

HIGHLY COMMENDED

- Coopers Vintage (7.5%)

- Sharp’s Massive Ale (10%)

STANDARD DARK ALE

WORLD’S BEST BROWN ALE
- Harvey’s Lewes Castle (4.8%)

HIGHLY COMMENDED

- Ise Kadoya Brown Ale (5%)

WORLD’S BEST MILD

- Harvey’s Old Ale (3.6%)

STRONG DARK ALE

WORLD’S BEST ABBEY (DARK)
- Brasserie de Brunehaut S.A. St Martin Dark (8%)

WORLD’S BEST BARLEY WINE

- Robinson’s Old Tom (8.5%)

HIGHLY COMMENDED

- Sharp’s 4 (11.1%)

WORLD’S BEST OLD ALE

- Woodforde’s Nog (4.6%)

WORLD’S BEST OUD BRUIN

- Deschutes the Dissident (9%)

STANDARD DARK STRONG

- Het Anker Gouden Carolus Classic (8.5%)


HIGHLY COMMENDED

- Brouwerij De Halve Maan Brugse Zet Dubbel (7.5%)
- Harviestoun Old Engine Oil (6%)

WORLD’S BEST STANDARD LAGER

  • GREAT WESTERN LIGHT (4.5%)

WORLD’S BEST PREMIUM LAGER

  • WALDHAUS DIPLOM PILS (4.9%)

WORLD’S BEST LAGER

  • WALDHAUS DIPLOM PILS (4.9%)

WORLD’S BEST STRONG LAGER

  • CRUZCAMPO GRAN RESERVA (6.4%)

WORLD’S BEST DARK LAGER

  • KRUSOVICE CERNE (3.8%)

STANDARD LAGER

WORLD’S BEST LAGER 2.5% AND UNDER
- Clausthaler Classic (0.5%)

WORLD’S BEST LAGER 2.6-4.5%

- Great Western Light (4%)

HIGHLY COMMENDED

- Sam Adams Light (4%)

PREMIUM LAGER

WORLD’S BEST STANDARD PREMIUM LAGER
- Alhambra Reserva (6.4%)

HIGHLY COMMENDED

- Sam Adams Boston Lager (4.8%)
- Cameron’s Lager (5%)

WORLD’S BEST DORTMUNDER / HELLES

- DAB Original (5%)


HIGHLY COMMENDED

- Konig Ludwig Hell (5.1%)

WORLD’S BEST MARZEN / OKTOBERFEST
- Primator Polotmavy 13% (5.5%)


HIGHLY COMMENDED

- SA Damm Voll Damm (7.2%)

- Schlappeseppel Special (5.6%)

WORLD’S BEST PILSNER

- Waldhaus Diplom Pils (4.9%)

HIGHLY COMMENDED

- Krusovice Imperial (5%)
- Radegast Premium (5%)
- Kingfisher (4.8%)
- Arcobrau Pils (4.9%)
- Primator Premium (5%)


WORLD’S BEST RICE LAGER

- Koshihikari Echigo Beer (5%)

STRONG LAGER WORLD’S BEST BOCK

- Heineken Cruzcampo Gran Reserva (6.4%)

HIGHLY COMMENDED

- Hijos de Rivera SA 1906 Reserva Especial (6.5%)

WORLD’S BEST DOPPEL BOCK

- Konig Ludgwig Kaltenberg Ritterbock (9%)

HIGHLY COMMENDED

- Primator Exklusiv 16% (7.5%)

- Sam Adams Double Bock (9.5%)

WORLD’S BEST KOLSCH

- Alltech Kentucky Light (4.5%)

DARK LAGER

WORLD’S BEST DARK LAGER
- Krusovice Cerne (3.8%)

HIGHLY COMMENDED

- BrewDog Zeitgeist (4.9%)
- Jihomoravske Havban (4.5%)
- Primator Premium Dark (4.8%)

- Sam Adams Black Lager (4.9%)

WORLD’S BEST STOUT

  • MINOH BEER STOUT (5.5%)

WORLD’S BEST BALTIC PORTER

  • BALTIKA NO.6 PORTER (7%)

WORLD’S BEST STOUT/PORTER

  • BALTIKA NO.6 PORTER (7%)

WORLD’S BEST PORTER

  • MEANTIME LONDON PORTER (6.5%)

WORLD’S BEST WHEAT BEER

  • BRASSERIE DU BOCQ BLANCHE DE NAMUR (4.5% ABV)

STOUT/PORTER

WORLD’S BEST BALTIC PORTER
- Baltika No. 6 Porter (7%)

HIGHLY COMMENDED

- Red Oak Baltic Porter (9%)

WORLD’S BEST DRY STOUT

- Minoh Beer Stout (5.5%)

HIGHLY COMMENDED

- Hook Norton Double Stout (4.8%)
- Carlow Leann Foillan (6%)
- Ise Kadoya Stout (5%)

WORLD’S BEST EXPORT STOUT

- Preston Ale Stout (6%)

HIGHLY COMMENDED

- Dragon Stout (7.5%)

WORLD’S BEST IMPERIAL STOUT

- Harvey’s Imperial Extra Double Stout (9%)

HIGHLY COMMENDED

- Deschutes Abyss Imp (11%)

WORLD’S BEST OATMEAL STOUT

- Primator Stout (4.8%)


WORLD’S BEST PORTER

- Meantime London Porter (6.5%)


HIGHLY COMMENDED
- Fuller’s London
- Porter (6.5%)
- Wickwar Station Porter (6.1%)
- Fyne Ales Vital Spark (4.4%)

WORLD’S BEST GRAIN ONLY WHEAT BEER

  • BRASSERIE DU BOCQ BLANCHE DE NAMUR (4.5%)

WORLD’S BEST FLAVOURED WHEAT BEER

  • SAM ADAMS IMPERIAL WHITE (10.3%)

WORLD’S BEST DARK WHEAT BEER

  • WEIHENSTEPHANER HEFEWEISSBIER DUNKEL (5.3%)

WORLD’S BEST SPECIALITY BEER

  • DARK STAR ESPRESSO (4.2%)

WORLD’S BEST NON-FLAVOURED SPECIALITY BEER

  • ROGUE SMOKE ALE (7%)

WORLD’S BEST FLAVOURED SPECIALITY BEER

  • DARK STAR ESPRESSO (4.2%)

FLAVOURED SPECIALITY

WORLD’S BEST COFFEE BEER
- Dark Star Espresso (4.2%)

WORLD’S BEST HERB / SPICE BEER

- Sharp’s Chalky’s Bite (6.8%)

HIGHLY COMMENDED

- Chalky’s Bark (4.5%)
- Thornbridge Bracia (9%)

WORLD’S BEST CHOCOLATE BEER

- Sam Adams Chocolate Bock (5.5%)

HIGHLY COMMENDED

- Rogue Chocolate Stout (6.5%)

WORLD’S BEST HONEY BEER

- Lovibonds Gold Reserve (7.5%)

HIGHLY COMMENDED

- Fuller’s Honey Dew (5%)
- Sam Adams Honey Porter (5.4%)

WORLD’S BEST FRUIT BEER

- Früli Strawberry (4.1%)

HIGHLY COMMENDED

- Redoak Framboise Frament (5%)
- Baird The Carpenter’s Mikan Ale (6.7%)

WORLD’S BEST KRIEK BEER

- Oud Beersel Oud Kriek (6.5%)

HIGHLY COMMENDED

- Liefmans Kriek (6%)

NON FLAVOURED SPECIALITY

WORLD’S BEST SMOKED ALE
- Rogue Smoke Ale (7%)

HIGHLY COMMENDED

- Lovibonds Henley Dark (4.8%)
- Red Oak Rauch (5.6%)

WORLD’S BEST EXPERIMENTAL BEER

- Badger’s Harvester’s Ale (2.5%)

HIGHLY COMMENDED

- Caledonian Great Scot (5%)

WORLD’S BEST GLUTEN FREE BEER

- Estrella Damm Apta Para Celiacos (5.4%)

WORLD’S BEST LAMBIC/GUEUZE

- Oud Beersel Oude Gueuze (6%)

WORLD’S BEST WOOD AGED BEER

- Greene King Old Crafty Hen (6.5%)

HIGHLY COMMENDED

- Sam Adams Utopias (27.4%)
- Innis & Gunn Blonde (6%)

WORLD’S BEST NEW RELEASE 2009

  • FULLERS VINTAGE ALE 2008 (9%)

Marcadores: Bebendo fora, Cerveja e seus afins



14/08/09

Pra morrermos de inveja

Nossas grandes amigas Kika e Carol se encontraram na Europa, no último fim de semana para uma viagem à Antuérpia - Bélgica. Elas foram intimadas a se tornarem nossas correspondentes etílicas e fizeram bonito, contando sobre a visita ao Kulminator, um pub de vintages, indicado na última edição da Revista Beer Life. Fizeram tão bonito que não vou mexer numa vírgula do que elas nos escreveram. Veja só que invejável:


"Impressões da Antuérpia — Dica da Gabi: KULMINATOR

Primeiras impressões: cheiro de mofo, pó pra todo lado, teias de aranha, música clássica, Buda, filtro de água ultramoderno, velas de igreja, cuco que toca a cada meia hora, altar do “Arnoldo”, que morreu de cirrose felina.


Às 20:37 adentramos o bar mais bizarro em que já estivemos. O único bar de uma rua deserta, que por fora parecia estar abandonado... Mas enfim, tudo pela ciência, tudo pela cerveja. Sentamos no balcão e acho que demoramos mais de uma hora para perceber o que realmente acontecia por ali: muita informação, muita cerveja, clientes diversos, tanto nativos apreciadores de cerveja quanto turistas.



Resolvemos nos concentrar no menu e degustar todas as 9 cervejas de “tap”. Começamos com uma La Chouffe e uma Bush; a primeira, uma velha conhecida e a segunda, uma cerveja doce. Depois da terceira golada percebemos a presença do Arnoldo ao nosso lado. Um altar com 3 fotos do gato tipo Garfield que deveria ter sido o mascote do casal, todas elas entre garrafas de cervejas.



A degustação da primeira cerveja foi acompanhada de uma minuciosa observação da riqueza de detalhes do local: ao lado do Arnoldo uma estátua de Buda, um filtro de água (???), uma guirlanda de tampinhas, um abajur de copo de cerveja, um catálogo de cervejas que mais parecia uma bíblia, salsichas defumadas penduradas — tudo recheado de muito pó, mofo e teia de aranha. Cada olhada, um detalhe. Poderíamos passar horas admirando o bar e sempre descobriríamos algo novo!



Os donos, Dirk e Leen (o cientista maluco e a escrava Isaura), pareciam saídos dos quadrinhos. Ele, com seus cabelos brancos até o ombro, mais parecia um cliente do que o dono do bar. E ela, a nossa querida beer expert, suava a camisa e não perdia a simpatia. A vovó trabalhava sozinha enquanto ele só bebia e aproveitava. Na estante de cervejas descobrimos o mote do bar, que possivelmente foi criado por ele: “que Deus mantenha a minha saúde e a força de trabalho da minha mulher”.


Já sentadas na mesa, continuamos com uma Quadrupel Trappist (La Trappe) e uma Hopsinjoor. Ótima rodada! Foi aí que descobrimos artigos de jornal plastificados sobre o Kulminator, seus donos e sua famosa adega. Os donos começaram em 1974 com um bar chamado Bodega, que pelo seu sucesso, começou a ficar pequeno demais. Em 1979 surgiu o Kulminator, que é reconhecido pela sua variedade de cervejas, em especial as VINTAGES. Dirk é mundialmente conhecido como um arqueólogo de cervejas. A paixão desse casal por cerveja nos lembrou os nossos queridos Gabi e Marcelo: fizeram do seu hobby a sua profissão e posteriormente a sua obsessão.


Próxima rodada: Avec Les Bons Voeux e Bourgogne des Flandres, espetaculares!


Saideira — Para a saideira queríamos algo especial, inusitado. A Leen nos recomendou uma VINTAGE: Bosaardbei Tripel 8%, de 1996. Acompanhamos a “colheita” da nossa saideira, vinda diretamente da adega climatizada (obs: garrafa empoeirada).


O aroma inicial era um pouco enjoativo, mas o gosto final predominante é indescritível e duradouro. Só experimentando pra saber. É uma cerveja feita com morangos silvestres, fermentada na garrafa e como todo o açúcar já foi todo fermentado, ela não é doce.



Foi uma experiência incrível! Com certeza não foi a última vez que estivemos lá. Valeu pela dica Gabi! A próxima vez será com você!


Beijos
Carol e Kika.
"

(clique nas imagens para ampliar)

Precisa dizer mais alguma coisa?
Obrigada, meninas!
Amo vocês! ;) E da próxima vez, vamos junto!!!

Marcadores: Bebendo fora, Boa companhia, Cervejas Belgas, Tour etílico